domingo, 30 de novembro de 2008

Um cheirinho a jantar de familia Svenska!!!

Olá meus caros leitores e leitoras desde nosso, vosso blog!



Esta semana, quarta-feira, tivemos um jantar muito especial. As nossas enfermeiras, Nina e Camilla, da pediatria, convidaram-nos para um jantar em casa da Nina. " Estejam lá às 17h00" disse ela, deu-me a morada, número de telefone e um mapa. Eu, Tiago, como cuidadoso que sou, fui pesquisar à net, o local, para que nada falha-se. No dia do jantar, fui mais uma vez pesquisar e escrever toda a informação num papel. Sabiamos que tinhamos de apanhar um autocarro, o 7, sair algures, perto da casa dela. E assim foi, entramos no autocarro, e lá fomos. A meio do caminho dirigi-me ao condutor a perguntar se conhecia a rua da casa da Nina. Ele não falava muito bem inglês, e no meio da explicação, disse que era melhor sair ali e apanhar um outro autocarro. Mas nós só queriamos saber onde é que o autocarro numero 6 se encontrava com o 7. Bem, saimos e fomos a pé. Eu que pensava que tinha os papéis, afinal tinha-os deixado em casa, é sós sorte. Andamos ai uns 1500 metros, meios perdidos à procura da tal rua, de um lado para o outro, e de repente, 50 minutos mais tarde, demos, não só com a rua, mas estavamos mesmo ao lado da casa. Finalmente!!!






Já estavam preocupadas, mas enfim, fomos muito bem recebidos, por elas e mais o marido da Nina, Dietmar, os dois filhos de 3 anos, Eric e Martin, a filha de 6, Emma, e a filha da Camilla, um pouco mais envergonhada, Elleonora de 2 anos.



Emma e Eric











Elleonora













Os mais pequenos levaram-me para o quarto para brincar com eles, e eu sem perceber nada do que eles diziam, mas lá nos entendemos... a Cataroxa ficou na sala a conversar e a brincar com as meninas. Depois, veio o jantar divinal, com muito bom aspecto e um sabor muito melhor, um belo de um vinho, boa conversa, enfim, um jantar em que quase nos sentimos em casa. À que acrescentar que aqui, os garotos não são obrigados a ficar na mesa, ou a comer tudo até ao fim, não se trata de desleixo mas de uma educação com mais liberdade, e que dá resultado, porque quando há uma ordem, ela é prontamente obedecida.














A seguir ao Jantar, fomos para a sala, onde a pequena Emma nos deu um belo espectáculo de karaoke, sem olhar para o monitor e com uma voz e uma postura de uma grande cantora.



Depois dos mais pequenos terem ido para a cama, excepto a Elleonora, que ficou ali conosco, toda desperta, ou mais a tentar não dormecer, continuamos com a conversa, mais sobremesa, café, bolinhos e glok, uma bebida tipica.



O ambiente e a conversa estavam tão bons que não nos apetecia sair dali, cheirava a casa, a familia...e com as saudades que temos, aquele foi um mimo que recebemos e que nos soube muito bem. Mas tudo o que é bom acaba, e tivemos de vir embora, agora de boleia com a Camilla.


Amigos, este foi um jantar que vamos recordar para sempre, vamos ficar sempre gratos a estas pessoas, e estes momentos vão estar sempre no nosso coração. Obrigado Camilla e Nina.













Beijos e abraços a todos vocês... até já!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O meu sofá amarelo...

Olá meus amigos:) Espero que estejam todos bem.

Eu hoje estou aqui para vos falar acerca do sentimento de saudade que tenho do meu sofá amarelo...
Sinto uma saudade imensa do meu sofá amarelo, local onde me sento, descanso, sonho, adormeço, sorrio, espreito e sou feliz! Sinto saudade do meu sofá amarelo... sinto saudade de nele estar sentada e ver televisão, sinto saudade de estar sentada no meu sofá amarelo e ver o meu pai entrar pela porta de nossa casa e dizer "olá minha menina" com um sorriso no rosto... sinto saudade de ver o meu irmão, sempre atarefado com o saco do ginásio e mil e uma coisa nas mãos chegar a casa e dizer "então miúda"... sinto saudade de sentada no meu sofá amarelo ouvir o baraulho do carro da minha mãe e ir a correr para lhe abrir a porta para lhe evitar alguns passos... sinto saudade da ouvir dizer "olá filha"...

Sinto saudade de, sentada no meu sofá amarelo, falar ao telefone contigo, contigo, contigo, contigo e especialmente contigo...

Sinto saudade da menina, da miúda, da filha, da kataroxa, da amiga e da nininha que sou quando estou sentada no meu sofá AMARELO.

Um grande beijinho para todos os que tornam este sofá amarelo tão especial...

Até já:)

domingo, 16 de novembro de 2008

Uns dias com a maravilhosa visita dos nossos amigos:)

Olá olá caros queridos companheiros, amigos e colegas de aventura... Mais uma vez passámos algum tempo sem vos contar novidades mas nós sabemos que vocês nos perdoam...:)

Hoje quero-vos contar como foi receber a doce e maravilhosa visita dos nossos dois "amigos" portugueses, o Miguel e o Mauro. Fizeram uma longa viagem até chegar junto de nós... dois aviões, comboios, autocarro e a pé... muito eles andaram, noites mal dormidas tudo para nos virem visitar. Foi de braços abertos que os recebemos neste país gelado e nesta cidade chuvosa:)







A foto da praxe... quase igual à nossa primeira foto mas desta vez com uma óptima companhia.









Os nossos meninos assim que chegaram começaram logo a adaptar-se as estilo de vida Suéca e alugaram uma bicicleta cada um... mas era uma bicicleta topo de gama, nada que se compare ao nosso "ferro-velho":)

Mauro no seu novo meio de transporte...:) Foi só fazer travagens e gastar o pneu todo, este moço é um perigo na bicicleta:)







O nosso Miguelinho na sua super bike topo de gama:D









Para além destes serem dias especias, só pela presença deles, houve algo que os tornou especialíssimos que foi o facto do Miguel fazer anos... Ah pois é... à boa maneira Portuga teve direito a um bolinho de aniversário de chocolate com musse de morango:)

Não estávamos trajados a rigor como a ocasião mereceria mas afinal nós estávamos a comemorar em "família" e em família esses pormenores são pouco importantes. Cantámos os parabéns e comemos bolinho...

Aproveitámos a estadia dos nossos amigos para irmos, todos juntos, visitar uma cidade próxima cujo nome é Kalmar... Nem o nevoeiro serrado nos deteve. Sábado de manhã pegámos nas bicicletas e fomos apanhar o comboio até Kalmar.
A viagem demorou cerca de 50min e chegámos ao nosso destino...




Aqui está o quarteto na chegada a Kalmar!

Depois dos meninos verem o mapa (não que eu não soubesse fazê-lo, mas enquanto há homens há que aproveitar) lol decidimos que iriamos visitar primeiro o castelo e assim foi... até lá chegar atravessámos um lindo e enorme jardim que tinha alguns lagos cheios de patinhos...
Ao comando dos três meninos lá chegámos ao Castelo...
Um Castelo gigante....
Tiaguinho à entrada do castelo, ele não resiste a uma foto:)
Ehehehe... Mauro num momento de fúria:)
Passeámos pelo castelo durante algum tempo... ficámos deliciados:) Depois decidimos regressar à cidade... mais uma vez passámos por grandes jardins e encontrámos algumas estátuas interessantes das quais gostaríamos de salientar esta...:D Paramos junto a ela e não resistimos a umas fotos, no mínimo, interessantes...:)
....Mauro... sempre brincalhão:D
Entretanto começou a pensar-se em almoço e lá andámos nós, pela cidade, à procura do restaurante que tivesse a melhor relação qualidade/preço e adivinhem qual escolhemos??? Pois é meus amigos escolhemos o nosso grande amigo Mac Donald's:) O almocinho foi uma delícia...
Os dois meninos a tentarem fingir que foram comer a esta restaurante com passadeira vermelha... mas a esta hora ainda não tinham nada na barriguinha... Foi só para a foto:)
Miguelinho na praça principal da cidade, junto à Catedral... sorrindo para mim*



"Opss fui apanhada pelo outro fotografo:)"

=Interior do castelo=
Eu fiquei encantada pela cidade, Kalmar é uma cidade à beira-mar, tem uma zona de lojas bastante interessante, gente bonita e perfumada nas ruas, jardins por onde podemos passear e belas moradias... Adorei este passeio com os meus três amigos, foi um dia diferente em que o Português "reinou". Tenho de vos contar que tivemos à espera do comboio cerca de 2H, na estação e o Tiago, sempre pronto para a festa, pôs alguma música tradicional Portuguesa como Ágata, Quim Barreiros, Emanuel, Mónica Sintra... enfim um leque de artistas que fizeram as delícias dos Suécos presentes:) Foi só rir... e acreditem que os Suécos que lá estavam também se deixaram contagiar pela nossa alegria!
A viagem de comboio foi outra animação.... Não dei conta dos meninos:) Dei por mim a fazer comentários acerca de algumas suécas:) e muito mais que não ficaria bem falar aqui publicamente...;)
Queridos Amigos Miguel e Mauro foi com enorme alegria que vos recebemos na cidade que agora é um bocadinho nossa... foi bom ter-vos cá... Obrigada pelo companheirismo, pela amizade!
Foi uma semana em que a alegria reinou em Växjö e por onde nós passámos...Obrigada!!!
Xi-coração apertado para vocês ,
que apesar de não terem cá estado estão sempre comigo...
Até já*

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Visitas no frio

Oi oi!

Desta vez nao são os repórteres do costume, mas sim o Mauro e o Miguel que vos escrevem desde a terra do frio :-D

Viémos visitar os meninos no dia 5, quarta-feira passada. Chegámos às 10 da manhã, passeámos e almoçámos juntos e lá foram eles trabalhar. Aproveitámos para ver um pouco mais da cidade e quando eles saíram mostraram-nos o caminho até casa =)

E que bela casa que é! Um T-0 espaçoso, cheio de risos e galhofas, que não podia ser outra coisa. Como o Mauro se esqueceu do saco-cama, na primeira noite dormiu meio de improviso :P Nas noites seguintes já ficou mais confortável, num colchão emprestado pelo Tiago e enroladinho no seu edredom que comprou baratinho no Willys.

Quarta-feira fomos jogar vólei, desporto adoptado pelos nossos friorentos todas as quartas e domingos e o resto do dia foi passado em casa. O tempo não convidava a grandes saídas...

Quinta-feira passeámos os dois pela cidade nas nossas biclas alugadas, e conhecemos um pouco do espaço. Sexta-feira o Mauro perdeu-se no meio da floresta... Pedalou, pedalou, pedalou... E quando já não sabia onde estava mas tinha a certeza que devia estar bem longe de casa... Passou ao lado da nossa porta. hihihi

No sábado decidimos explorar Kalmar, uma linda cidade costeira. Esteve um nevoeiro cerrado todo o dia e estávamos sempre à espera de encontrar o D. Sebastião em cada esquina. Se ele não tem aparecido em Portugal... Quem sabe estará a passar férias na Suécia!

Domingo acordámos tarde o Mauro e o Tiago foram jogar vólei, enquanto o Miguel e a Kataroxa foram passear ao castelo. Ao jantar o Tiago cozinhou um belo dum arroz de marisco... Yummm!

Segunda-feira foi novamente dia de trabalho para eles, e nós fomos passear à cidade e devolver as biclas. A do Mauro com a roda empenada e a campaínha partida (já estava! juro!), a do Miguel com a luz avariada e o pneu de trás furado. O senhor testou-as e disse que estavam em bom estado. hihihi tonto :P Ao início da tarde o sol espreitou! Estreia para nós cá por estes lados, e o Miguel foi e tirou-lhe umas fotos engraçadas. Ficámos deliciados =)

Terça-feira ainda está por vir mas prevê-se uma longa manhã na cama, fazer as malas e passear na cidade, talvez um jogo de bowling e depois a nossa partida para Estocolmo.

Resumo da viagem: Uma delícia, amámos a partilha entre os quatro e ficámos muito contentes, vamos com a ideia de que eles estão muito bem aqui, felizes e entusiasmados apesar das dificuldades... Ah hoje o Mauro fez a viagem de regresso a casa na bicicleta da Kataroxa, e não tem nada a ver com as nossas alugadas... É pesada, não tem mudanças e olhem... certo é que quando ela regressar a Portugal os gémeos devem ir consideravelmente hipertrofiados. hihih

Beijos e abraços aos leitores, ao Tiago e à Kataroxa, e até breve!
Adorámos estar cá com vocês =)

Até já,
Mauro & Miguel