domingo, 19 de outubro de 2008

Três dias nas Ambulâncias

Olá caros amigos e amigas, e companheiros de viagem, cá estou eu para vos contar os meus 3 dias de estágio nas ambulâncias.

Nota:


(Aqui não há um INEM, mas umas ambulâncias com dois enfermeiros cada, com protocolos pré-estabelecidos, para poderem dar certa medicação, que fazem o mesmo tipo de serviço. Não têm é o carro rápido, é sempre uma ambulância.)

Eu confesso que estava ansioso para que chegasse este momento, pois este tipo de prestação de cuidados é um dos que mais gosto. Acção, raciocínio rápido e muita adrenalina à flor da pele...

Mas estava a esquecer-me que estava na Suécia, e não em Portugal, e isto porquê? Porque na Suécia a população é mais calma, só há acidentes ai uma vez por mês... o que há mais é dores no peito, suspeitas de ataques cardiacos e algumas quedas. Logo a adrenalina não é assim tanta, mas no entanto até gostei. A equipa é fantástica e muito simpática.

Bem, vou vos mostrar algumas fotos que ilustram a minha passagem pela ambulância.

















Primeiro a farda, não muito bonita. A deles é verde e amarela, muito fixe, mas eu como estudante...não a posso usar.














Aqui uma das ambulâncias em que andei, sempre no banco de trás, claro, e sempre com o meu equipamento para usar em caso de acidentes. capacete, casaco e calças.













Como disse sempre no banco de trás.



Realmente o trabalho na ambulância não é muito, há assim umas 3 a 4 saidas num turno, de cada ambulância, e as saidas são sempre de prioridade 3, outras de 2 e raramente de 1. Sendo 3, de pouca urgência e de 1 de máxima urgência. O meu trabalho aqui era mais de observação, já que eles não me deixam fazer nada que tenha a ver com esforços, por causa de um seguro. Mas sempre explicavam o que se passava e punham-me a par da situação.
Aqui fica um filme de como uma ambulância se faz ouvir numa prioridade 1.



Uma das saídas em que fomos transportar um doente para um avião preparado para o efeito. Grande pinta entrar assim num aeroporto:P






E pronto, foram uns bons dias ali passados. À, fui convidado para ir assistir a um jogo de ice hockey de borla pelo pessoal da ambulância, já que eles fazem lá umas horas durante o jogo. Vamos ver se o convite se mantém. E eu e a Catarina fomos convidados para jogar um jogo na segunda-feira que é um tipo de hóckey mas sem patins. Vamos ver como nos safamos.


Depois contamos como foi.


Aquele abraço!

6 comentários:

M disse...

hehe emergências a sério tem de ser num país menos organizado, aí não tem piada! :P O Serviço de Urgência, como será? Um abraço, e boa sorte para esse hóquei sem patins ;)

Anónimo disse...

Olá tiaguito! Bem esta parte da ambulância para ti deve ter sido mt porreira, acho que se tivesse akele bocadinho de adrenalina k tanto referes ainda ia ser melhor né! Fico contente por saber que as experiências tão a correr bem, e que são do vosso agrado!

Quanto ao jogo, faz favor de terem cuidado, que eu não vos kero prestar nenhuns cuidados de ortopedia ok! eheheh

Beijinhos grandes***

Pims disse...

lol, grandes aenturas meus amigos... espero que ao mesmo tempo que estagiam se divirtam muito, que bem têm trabalhado para isso...

beijinhos e abraços

Anónimo disse...

Olá manito!
Pois é andar de ambulância deve ter sodo fixe, embora não tenha sido um carro do Inem, não teres sido tu a conduzir nem terem sido grandes acidentes para haver aquela adrenalina que tu tanto gostas.
Saudades. Muitos beijinhos da mana;@)

Anónimo disse...

Olá meus amores:)
Grandes aventuras Tiaguinho...pode ser que tragas essa tranquilidade da emergência para Portugal...mesmo com uma roupinha desigual, sempre deve ser melhor que usar as nossas fardeas, q dao trabalho a lavar, passar e ainda trazemos os "bixos" do hospital plantados nelas...lool...

Abraços amiguinhos

Tânia Coimbra

Anónimo disse...

Olá Tiaguito... não foi muita a adrenalina mas aqui se vê as diferenças culturais... agora quando fores para o INEM até vais ter saudades dessas ambulâncias!!! ehehe
Beijocas frias de Beja