domingo, 7 de dezembro de 2008

Uma noite com as loiras....


Oláaaaaa amigos:)

Lembram-se da nossa Buddy, Marina e a sua amiga Ana? Pois é, depois de algumas semanas sem nos encontrarmos combinamos um encontro com elas. Ontem às 19H54 começou a nossa night em Växjö, vestidos a rigor (com casaco, cachecol e luvas, só não levamos gorro por causa do cabelo) fomos ao encontro das nossas amigas à paragem do autocarro. E lá fomos nós até à cidade...





Fomos a um bar (pub) engraçado por elas sugerido. O bar tinha uma particularidade que era ter uma grande quantidade de qualidades de imperial. Depois de uma rápida prova de algumas qualidades, cada um escolheu a que mais lhe agradou. Para todos os que me conhecem sabem que eu até nem sou apreciadora de imperial (não é Nokas e Aura???) mas até soube bem:) Quando nos serviram ficamos surpreendidos com a quantidade que trazia e copo e depois também nos surpreendeu o preço (6.50euros cada uma).



Aqui está a minha imperial...









A imperal do Tiago...:)


A noite foi super agrádável, divertimo-nos muito... conversamos sobre imensa coisa, rimos à gragalhada e falámos pouco de enfermagem (o que é difícil entre alunos de enfermagem).
Ali pássamos umas horas de pura diversão!
À meia-noite voltámos a apanhar o autocarro e regressámos cada um para a sua casa.
Ana, Marina e kataroxa:) Tiago atrás da máquina fotográfica!
Uma beijoca
Até já...*

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Espírito Natalício:)



Hey hey meus queridos amigos:)

No passado domingo foi dia de festa para nós aqui em Växjö, razão pela qual vos escrevo:)


Domingo foi o primeiro dia do Advento e isso é motivo de festa pela cidade, como sabem, nós os dois adoramos festa e por isso não podemos faltar.

No domingo por volta das 13H estávamos no hospital, mas hoje não para trabalhar mas sim para festejar:) No grande hall de entrada havia enfeites natalícios, música de Natal e pessoas a
vender as mais diversas coisas como bolos, doces,
artesanato e muito mais.
Como não podia deixar de ser também marcou presença o nosso Pai Natal que estava a servir glok (uma bebida típica daqui) e umas bolachinas muito boas aos visitantes. Meus amigos nem parecia um hospital, estava um ambiente muito bom com muita diversão e muito espírito natalício:)





Encontramos a nossa querida Elleonora com a mãe na festa:)














Aproveitamos o dia e fomos também visitar o Museu do Vidro que estava aberto e também estava "emboido" de espírito festivo.

O Museu tem uma exposição acerca da história da Suécia (fatos, moedas, medalhas, móveis) e também tem uma exposição de peças em vidro... verdadeiras obras de arte!!!

Deixamo-vos aqui algumas fotografias para que possam disfrutar desta nossa visita também...









Giraaaaaaaahhhhhhhhhhh:D


















...o que significa para ti?


















Tiago:)













Original...














Grandioso... (sim, o Tiago também)



















Interessante...
















Meus amigos esta não é em vidro mas acho que merece um "lugar" neste post:)




















Eu, kataroxa:)








Depois da visita ao Museu fomos até à cidade e no caminho para lá encontramos os nosso amigos Martin, Eric, Emma, Dietmar e Nina que também não deixaram de marcar a sua presença nas ruas da cidade.


Aqui está o Martin em grande plano!






As ruas da nossa cidade estavam como nunca as tinhamos visto até então... apesar do frio que se fazia sentir havia muita gente pelas ruas, muitas crianças, muita alegria, muita magia...Havia música por todo o lado, o Pai Natal estava em cada esquina e cantar, a dançar, a vender, a sorrir:)
Todo o comércio estava aberto também.











A banda dos Pais-Natal:)












Aqui podemos ver um coro no mínimo original... são pessoas que estão dentro de uma caixa e que cantam melodias maravilhosas:D Assim pelo menos estão protegidas do frio:) ehehehehe

Ó freguês, põe a moeda que eu canto outra vez:P. Por cada moeda que se põe o coro canta uma musica, e até mudam de cantores... uma máquina muito avançada.








Na cidade havia também muitas pessoas com bancas a vender os mais variados artigos!








Para finalizar fica uma foto nossa:) Sentimo-nos muito felizes neste dia porque este foi um domingo festivo, diferente dos restantes em que tudo está fechado e não se vê ninguém nas ruas.
As pessoas pareciam felizes na rua, sorriam e bricavam muito e como sabem a felicidade é contagiosa:D

E assim despertou o Espírito Natalício em nós:)

Um Xi-coração para todos vocês*

Até já...

Algumas Informações....!

Olá caros amigos, e visitantes deste blog. Hoje deixo aqui algumas informações sobre a vida profissional de enfermagem na Suécia, a pedido de uma futura colega, que enfrenta agora a entrada na vida profissional. Boa Sorte.

A lingua não é fácil nem dificil de aprender, tem é de se ter aulas... e saber enrolar um pouco a lingua, mas acho que não é dificil. O melhor é tirar um curso em Portugal e só depois fazer-se ao país de destino.

Em relação ao emprego, os paises nórdicos estão a empregar e não têm qualquer complexo de serem estrangeiros... são todos bem vindos. As especialidades aqui, são normalmente pagas pelo entidade empregadora, e são dispensados do trabalho durante o tempo da especialidade. Eles ganham, de salário básico do enfermeiro, perto de 2000 euros, não me perguntem sobre descontos que eu não sei :P. O sistema de saúde aqui é muito bom, e muito bem organizado. Informo ainda que na Noruega ainda pagam melhor que aqui.

O custo de vida não é assim tão diferente do de Portugal, sendo que os alimentos podem ser ai uns 2 a 3% mais caros, mas o resto é mais barato ou igual. A gasolina e o gásóleo estão ao preço dos nossos. As casas são boas e ao preço das nossas, ou até mais baratas, dependendo do sitio, claro.

Quem gosta de muito sol, prepare-se que aqui não há assim tanto, predominando muito o cinzento e a chuva, mesmo no verão, mas as paisagens são muito bonitas e respira-se ar puro por onde quer que se ande.

Uma coisa muito importante, eles fazem um horário mais ou menos igual ao nosso, 35 horas, mas a intensidade de trabalho é menor, eles têm sempre tempo para almoçar e para o seu fika, duas vezes durante o turno, pelo menos, dependendo do serviço em que estejam. Fika= pausa para café, e as salas de refeição são quase como em nossa casa, bem decoradas... enfim, uma coisa à parte.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Abraço a todos(as). Inté!