Olá caros amigos, e visitantes deste blog. Hoje deixo aqui algumas informações sobre a vida profissional de enfermagem na Suécia, a pedido de uma futura colega, que enfrenta agora a entrada na vida profissional. Boa Sorte.
A lingua não é fácil nem dificil de aprender, tem é de se ter aulas... e saber enrolar um pouco a lingua, mas acho que não é dificil. O melhor é tirar um curso em Portugal e só depois fazer-se ao país de destino.
Em relação ao emprego, os paises nórdicos estão a empregar e não têm qualquer complexo de serem estrangeiros... são todos bem vindos. As especialidades aqui, são normalmente pagas pelo entidade empregadora, e são dispensados do trabalho durante o tempo da especialidade. Eles ganham, de salário básico do enfermeiro, perto de 2000 euros, não me perguntem sobre descontos que eu não sei :P. O sistema de saúde aqui é muito bom, e muito bem organizado. Informo ainda que na Noruega ainda pagam melhor que aqui.
O custo de vida não é assim tão diferente do de Portugal, sendo que os alimentos podem ser ai uns 2 a 3% mais caros, mas o resto é mais barato ou igual. A gasolina e o gásóleo estão ao preço dos nossos. As casas são boas e ao preço das nossas, ou até mais baratas, dependendo do sitio, claro.
Quem gosta de muito sol, prepare-se que aqui não há assim tanto, predominando muito o cinzento e a chuva, mesmo no verão, mas as paisagens são muito bonitas e respira-se ar puro por onde quer que se ande.
Uma coisa muito importante, eles fazem um horário mais ou menos igual ao nosso, 35 horas, mas a intensidade de trabalho é menor, eles têm sempre tempo para almoçar e para o seu fika, duas vezes durante o turno, pelo menos, dependendo do serviço em que estejam. Fika= pausa para café, e as salas de refeição são quase como em nossa casa, bem decoradas... enfim, uma coisa à parte.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraço a todos(as). Inté!
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Agradeço-vos imenso a informação disponibilizada! A sério Tack så mycket! ehehe
Vou chatear mais um pouco e perguntar se por acaso sabem o que é necessário para ir para aí ( já contactei com a embaixada mas ainda não responderam ao meu e-mail :|), também ouvi um zum zum de que muitas instituições dão cursos de sueco a estrangeiros... é realmente pena que não haja muita informação da nossa área na Suécia, quem quer ir vê-se um bocado de mãos atadas.. mas nada que com perseverança não se resolva!
Já sei umas palavritas em sueco e tal :p
Se não quiserem um bocado de spam nos comentários podem enviar-me um e-mail para andreia.sofia[at]gmail.com
Já agora a experiência aí está a ser boa? eu espero que sim!
Enviar um comentário